7 de out. de 2009

Liêdo Maranhão na VII Bienal Internacional do livro de Pernambuco.


Ontem, dia 06 de outubro, Liêdo Maranhão lançou seu livro, ”Retrato Lambe-Lambe”, pela editora Bagaço na VII Bienal Internacional do livro de Pernambuco. Muito feliz e satisfeito pelo trabalho de edição e vivendo um momento feliz em sua vida artística, ao lado de sua esposa, Bernarda Maranhão, ele não cansava de afirmar que tudo estava uma “beleza.”

Nas primeiras décadas do século XX era lugar comum encontrar fotógrafos Lambe- Lambe em parques, mercados, praças, ruas, com um “caixote” esperando para registrar momentos, situações, retratos para documentos ou imagens com as mais diversas finalidades. A origem do termo é passível de controversas, desde a crença que se lambia a placa de vidro para saber qual era o lado da emulsão ou ainda que a saliva acelerava o processo de revelação do negativo.

Liedo Maranhão

Diante deste cenário apresentado, de uma das figuras de destaque na cultura popular, o “Fotógrafo Lambe-Lambe”, Liêdo Maranhão de Souza, colecionador e pesquisador da cultura popular, apresenta de maneira singular e despojada, uma série de artigos que retratam a realidade nordestina popular. O Camelô Fazendeiro, Pedro Fome negra, Mané da burra, Garganta de aço, Pedro Apito, Severino Bacurau, Mister Zeba, Maria doida, Zé Tavares, são algumas das grandes “figuras populares” encontradas nesta obra que compõem uma rica e extensa publicação falada, contada e escrita por Liêdo Maranhão.

A potencialidade cultural encontrada nesta obra emerge na importância da preservação e disponibilização de uma parte da identidade essencialmente popular da memória nordestina, onde o grotesco e o sublime, o vulgar e o elegante interagem, resgatando e apresentando formas de expressão de grande relevância para a memória popular brasileira.

Esta obra reúne uma parte da coletânea de artigos publicados de Liêdo Maranhão na Coluna “Retrato Lambe-Lambe” da Revista Nordeste Econômico, tendo como Marco Aurélio o autor da revista.
Texto: Vildeane Borba
Imagens: Hesíodo Góes

Nenhum comentário: