29 de out. de 2009

Promoção do banco HSBC causa mal estar e polêmica entre fotógrafos.


Por Hesíodo Góes com
informações do Estado de São Paulo
Imagem: Hesíodo Góes

Na última sexta-feira (23) o banco HSBC lançou uma promoção no Flickr intitulada "Palco HSBC - O que você tem a dizer?". A meta é reunir obras de usuários do site de fotografia, e as melhores serão usadas em futuras campanhas publicitárias do banco. Entre os temas de foto solicitados pelo HSBC no site estão responsabilidade, honestidade, e trabalho.

Nesta segunda-feira foi enfatizado por alguns usuários do Twitter que a promoção do HSBC não premia as fotos ou os fotógrafos, apenas garante crédito aos vencedores - o que seria, de qualquer forma, obrigação legal do banco (já que o crédito é contemplado pelas leis de direitos autorais). Em poucas horas, as manifestações se tornaram uma campanha de repúdio ao banco intitulada "Diga não ao HSBC", onde usuários do Flickr apregoam suas insatisfações no espaço de comentários do site e no próprio fórum da promoção.

Apesar de não haver indícios de ilegalidade no regulamento da promoção, o tópico sobre a promoção no Flickr não para de crescer, já contando com quase 100 respostas. Um dos usuários, Gutem, defende que "uma instituição que teve um lucro de US$ 88,6 bilhões ano passado se negar a pagar pelas fotos mostra a posição dela para com seus clientes, com profissionais sérios e seus trabalhos, e com o fomento da cultura de um país inteiro".

O HSBC se manifestou na comunidade do Flickr, anunciando que vai mudar o regulamento de acordo com as expectativas da comunidade. De acordo com o administrador do grupo, em tópico chamado Ouvimos vocês - Novo Regulamento, "as (fotos) vencedoras serão devidamente adquiridas pelo HSBC, caso as mesmas sejam utilizadas em campanhas do HSBC".

Nenhum comentário: